Jogo sobre Modelo Digital de Terreno 3D
Durante o meu estágio na InfoPortugal, tive a oportunidade de desenvolver um jogo chamado Sheep Way, onde o jogador controla um cão e um pastor com a missão de guiar um rebanho de ovelhas até ao destino, enquanto evita um lobo que ronda a aldeia. A ideia era simples, mas cheia de potencial: usar um ambiente realista criado a partir de um Modelo Digital de Terreno 3D da InfoPortugal e transformá-lo num espaço interativo e dinâmico.

A minha função foi desenhar a experiência de jogo, desde as mecânicas principais até à forma como o jogador ia interagir com o cenário e com os desafios. Para além disso, fui também responsável pela retopologia das malhas dos vários personagens e da própria aldeia, garantindo que os modelos estivessem otimizados para o desempenho, em tempo real, dentro do motor de jogo.
Um dos maiores objetivos no design foi encontrar o equilíbrio entre desafio e diversão. Quis criar uma experiência acessível, mas que exigisse alguma estratégia do jogador, especialmente na forma como posiciona o cão para orientar as ovelhas.

Trabalhei de perto com o programador para garantir que tudo aquilo que era desenhado no papel ganhava vida de forma fiel no Unity. A interface foi pensada para ser o mais limpa possível, e os sons foram escolhidos para ajudar o jogador.
Este projeto foi uma experiência muito completa, quer a nível pessoal como a nível profissional. No final, acho que conseguimos construir algo divertido, com personalidade, e que reflete bem o que aprendemos ao longo da licenciatura.
João Dias
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