Escape Room Virtual
Na InfoPortugal, temos recebido alunos do IPMaia para desenvolver projetos na área dos jogos digitais, com resultados muito positivos e protótipos funcionais, que revelam criatividade e inovação. O projeto mais recente, criado por finalistas da Licenciatura em Desenvolvimento de Jogos Digitais, aposta numa experiência imersiva e educativa: um Escape Room Virtual, com tecnologia de Realidade Aumentada (AR), integrada num espaço físico – a icónica Torre do Lidador, no centro da cidade da Maia. Este projeto contou com o apoio do Turismo da Câmara Municipal da Maia, que valorizou a escolha do espaço pelo seu caráter emblemático e por ser também um local onde estão a promover visitas guiadas ao público.
O Escape Room Virtual desenvolve-se em torno da história da Maia, transformando o património do município numa narrativa interativa. A plataforma conduz os utilizadores a explorar a Torre e outros monumentos de forma envolvente, seguindo pistas e resolvendo enigmas para avançar no jogo. A experiência foi dividida por três espaços do edifício, desbloqueados à medida que os participantes encontram os elementos 3D, completam puzzles e quizzes.
Este projeto, com duração aproximada de 3 meses, envolveu uma equipa multidisciplinar com diferentes perfis de alunos — programadores, game designers, artistas digitais— que conceberam o jogo numa aplicação Android, em ambiente multiplayer. Para além da implementação do protótipo, o projeto incluiu também a modelação 3D de estátuas, monumentos e gravuras históricas, tornando a experiência mais autêntica e valorizando o património histórico e cultural da Maia.

Mais do que entretenimento, este projeto pretendeu tornar a história local atrativa e acessível, despertando o interesse dos jovens pelo património e pela identidade cultural da Maia. A combinação entre tecnologia, narrativa e gamificação tem o potencial de criar uma experiência educativa dinâmica e divertida.













Deixe um Comentário
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!