Pombos Câmara, um conceito precursor aos drones

Em 1907, numa altura em que a aviação ainda estava a dar os primeiros passos, o Dr. Julius Neubronner, um farmacêutico alemão, apresentou um pedido de uma patente para uma invenção insólita: o Pombo Câmera. Um dispositivo que consistia numa pequena câmera equipada com um temporizador e umas fitas de forma a poder ser carregada por pombos. Desta forma os pombos poderiam tirar fotos em pleno voo. O Dr. Julius Neubronner já tinha experiência em lidar com pombos, tendo desenvolvido posteriormente um sistema de entrega de medicamentos utilizando estes mesmos animais.

Apesar das primeiras fotografias aéreas terem sido tiradas cinquenta anos antes pelo fotógrafo Nadar no seu balão, a técnica dos Pombos Câmara veio a tornar-se bastante popular. Paralelamente às suas câmaras, Neubronner inventou também um pombal portátil. Uma grande caixa sobre rodas puxada a cavalo que poderia ser usado mesmo quando o Inventor se movia de um lugar para outro. O pombal portátil tinha também uma câmara escura anexada para que as fotos pudessem ser reveladas no próprio local. Em 1909, na Exposição Fotográfica Internacional, Neubronner alcançou a fama, ao fazer demonstrações públicas das suas câmeras e dos pombos. Os espectadores poderiam ver os pássaros em acção e no final recebiam postais com as imagens reveladas que as aves tinham captado. Estas fotografias insólitas cativaram a atenção das pessoas que viam o mundo através de uma nova perspectiva.

A invenção acabou por ser usada numa larga variedade de fins, quer recreativos, científicos, ligado à imprensa e mesmo militares. No entanto, o sucesso da câmera durou apenas alguns anos, até métodos tecnicamente mais avançados a ultrapassaram, nomeadamente o desenvolvimento da aviação.  No entanto, sua invenção contribuiu para a progressão da fotografia aérea e pode até mesmo ser considerada um antecessor do conceito por detrás dos drones modernos.

Este desejo de ver o mundo através de uma perspectiva aérea é realmente antigo e o Dr. Julius Neubronner foi certamente um pioneiro e um impulsionador de um âmbito que hoje tomamos como garantido. A fotografia aérea moderna é apoiada pelas mais recentes tecnologias. Drones, aviões, satélites e câmaras de alta resolução contribuem para a constante captação do mundo desta forma que ainda hoje tanto nos fascina.

Saiba mais sobre este tema ou outros serviços aqui ou entre em contacto connosco .

 

 

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *