Guia Turístico do Douro

A InfoPortugal produziu o “Guia Turístico do Douro” para a entidade regional de turismo “Turismo do Douro”, com a finalidade de promover a região do Vale do Douro. Pretendeu-se sobretudo fornecer informação aos visitantes da região e, simultaneamente, comunicar uma imagem de autenticidade e variedade, que posicione a região como um destino com alma e carisma, em Portugal e no estrangeiro.
Este guia é o resultado da combinação de conhecimentos especializados de 2 áreas, Cartografia e Editorial, de forma a criar um produto completo ao nível da informação georreferenciada, prático e atrativo:

    • Cartografia: a recolha de campo é a base do desenvolvimento deste produto, que combinou serviços de Base de Dados Geográficos e Cartografia Temática;
    • Produção de Conteúdos: a equipa de Editorial produziu o material que integra o roteiro, com destaque para a redação de textos e produção fotográfica. Os conteúdos do guia abordam 5 temáticas:
      Património cultural da região: Património Monumental e Mundial, Gastronomia, Vinhos, Artesanato, Festas e Romarias.
      Grandes Itinerários: Rotas e roteiros existentes na Região do Douro (Vinho do Porto, Rota das Vinhas de Cister, Rota do Azeite e Aldeias Vinhateiras).
      Concelhos: Descrição dos concelhos com referência aos principais Pontos de Interesse.
      Restauração e Alojamento: Listagem dos alojamentos e restaurantes existentes, destacando as unidades mais importantes com uma ficha de descrição da unidade.
      Turismo de Natureza: Referência ao desporto de aventura e de natureza, com indicação dos locais onde se podem praticar.

Disponível em 2 idiomas (Inglês e Português), o “Guia Turístico do Douro” é composto por 104 páginas, num formato de 455 x 240 mm. É um guia que complementa a informação com mapas de contexto, de forma a orientar o turista na região. Todo o processo criativo e desenvolvimento técnico seguiu a seguinte metodologia:

1. Recolha de dados cartográficos: levantamento de pontos de interesse e eixos de via;

2. Estruturação do projeto: Investigação e pesquisa de informação, trabalho de campo para os conteúdos e fotografias e estruturação dos conteúdos em temas;

3. Produção de conteúdos: criação dos textos, seleção das fotografias e tratamento fotográfico;

4. Validação e Tradução de Conteúdos: Tratamento da informação recolhida, validação dos conteúdos por parte do Turismo do Douro e tradução para inglês;

5. Design: Desenvolvimento criativo da capa e master pages, paginação de conteúdos, validação do roteiro paginado, Arte final;

6. Impressão do Roteiro: Impressão de 4000 exemplares, repartidos em 2400 em português e 1600 em Inglês e entrega no cliente.

2 comentários
    • InfoPortugal
      InfoPortugal says:

      Bom dia Paulo Luís,
      Obrigado pelo seu contacto e interesse nas nossas Soluções de Turismo. O Guia Turístico do Douro foi produzido em 2012, para o Turismo do Douro, que foi a entidade responsável pela distribuição do guia. Uma vez que esta edição teve poucos exemplares é pouco provável que ainda consiga algum. Se entretanto conseguirmos disponibilizar a versão online, no caso de obter a permissão do nosso cliente, entraremos em contacto consigo.

      Responder

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *