Televisão e Zapping: guilty pleasure ou frustração?
É inegável que a forma como vemos televisão atualmente é drasticamente diferente, quando comparado com o que acontecia há algumas décadas. Longe vão os tempos em que as famílias se reuniam para ver o que dava num dos dois ou três canais existentes. Hoje em dia, existem novas formas de ver televisão, que vão desde a simples acessibilidade em qualquer lugar, a partir de um dispositivo móvel, à interatividade que já permite criar salas virtuais para ver programas em grupo, e até à possibilidade de recorrer às gravações com enorme facilidade. Há alguns anos, não tantos quanto isso, se não víssemos o final de um filme no momento em que era emitido, seria muito difícil saber como acabou.
Mas no meio desta autêntica revolução na forma como se vê televisão, há algo que se mantêm: o zapping! A irresistível vontade de passar de canal em canal, que transmite tão bem a eterna insatisfação do ser humano, é intemporal. Mas viajar por entre o interminável cardápio de canais que hoje temos, que para uns é só por si uma distração, um guilty pleasure até, para outros acaba por descambar em frustração. Quem nunca desistiu de ver televisão depois de 20 minutos a fazer zapping entre canais? Para ajudar a minimizar esta frustração, traçamos o perfil de alguns tipos de programas que recomendamos, mediante o nosso mood, o que estamos a fazer ou a nossa companhia.
Teletrabalho – canais de música ou notícias
O novo paradigma do teletrabalho trouxe muitas vantagens aos trabalhadores, mas um pequeno problema para aqueles que não conseguem trabalhar no silêncio. A solução está em sintonizar a televisão num canal de música, seja mais clássica (Stingray Clássico, Mezzo, C Music) ou mais animada (MTV, MCM POP, MCM TOP) ou, se preferir uma “companhia mais intrusiva”, pode optar por canais de notícias para se manter atualizado (SIC Notícias, RTP3, CNN Portugal).
Cozinhar – canais de cozinha ou de variedades
Um prazer e terapia para uns, mas apenas uma necessidade para outros, cozinhar é sempre melhor com companhia, nem que seja com uma companhia virtual na televisão. Pode optar por um canal de cozinha (24 Kitchen, Food Network, Casa e Cozinha), planear com tempo e escolher na box uma receita passada e no dia acompanhar o passo-a-passo, ou simplesmente fazer a sua receita enquanto vê outra a ser confecionada e tirar ideias para a próxima refeição. Se preferir uma companhia fora do âmbito da cozinha, opte por um canal de variedades (TLC, E!, Canal Q), igualmente leve.
Serão com a cara-metade – canais de cinema ou de viagens
Para uma noite caseira com a cara-metade, para começar sugerimos o mais básico, mas que é sempre um sucesso: um serão de filmes ou séries (TV Cine, AXN Movies, Cinemundo, Hollywood), desde comédias românticas a filmes de terror, vale tudo! Para uma noite diferente, a sonhar com as próximas férias a dois, porque não um canal de viagens (Travel, National Geographic) para tirar ideias?
Em casa com os miúdos – canais infantis ou de vida selvagem
Para distrair os mais novos, perante a necessidade de passar um dia inteiro em casa, e porque a criatividade e energia para jogos é finita, recorremos muitas vezes aos canais de animação infantil (Disney Channel, Panda, SIC K, Cartoon Network), mas para variar sugerimos uma receita infalível com as crianças: canais de vida selvagem (Odisseia, Docu Box, National Geographic Wild), ou não fossem os animais um dos seus maiores interesses.
Dormitar – canais de séries leves ou sons da Natureza
Se é daquelas pessoas que só consegue adormecer a ver televisão, ou se simplesmente gosta de um som de fundo enquanto faz uma sestinha durante a tarde, tem como opção ver uma série “leve” (Fox Life, SIC Caras, Fox Comedy), que ajude a conciliar o sono, ou, para um relaxamento total, escolher um canal que combina magníficas imagens com sons da natureza (Stingray Naturescape), mais relaxante impossível!
Jantar com amigos – canais de desporto ou música
Num convívio de amigos o importante é, claro, a confraternização à mesa, mas caso seja dia de um qualquer evento desportivo, este até é motivo de conversa e animação, pelo que canais desportivos podem ser uma boa opção (Sport TV, Eurosport, Canal 11, Eleven Sports). Para um jantar mais relaxado, experimente os canais de música, que poderá adequar à mood do dia ou ao perfil dos convidados (MTV, Stingray DjazzVH1, Trace Urban).
Se gostou deste artigo e tem curiosidade em saber mais sobre os nossos serviços de TV Metadata, visite o website TV-Metadata.infoportugal.pt
Otília Joel, CMS Project Manager
Deixe um Comentário
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!