FICHA DE PROJETO
Quanto à página do PT2020 a colocar no site, presto as seguintes informações:
 
Designação do projeto: Automatic Cartography Update for GIS .: ACUGIS
Código do projeto: SI-47-2016-16
Objetivo principal: OT1 – Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção: PO CI
Entidade Beneficiária: INFOPORTUGAL, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CONTEÚDOS S.A.
 
Data de aprovação: 29-08-2017
Data de início: 01-09-2017
Data de Conclusão: 31-08-2019
Custo total elegível: 774.409,37 €
Apoio financeiro da UE: 491.080,54 €
Apoio financeiro público Nacional/Regional: Não aplicável
 
 
Objetivos:
Os objetivos da Infoportugal são a inovação e competitividade, fatores que se complementam. Os novos desafios decorrentes da evolução tecnológica, da globalização e do incremento da concorrência, nomeadamente do Google, desafia constantemente a InfoPortugal a apostar na inovação, de forma a ser mais competitiva no mercado. A estratégia passa por se diferenciar no mercado, oferecendo soluções convergentes, conjugando as competências impares da empresa (produção de conteúdos, georreferenciação e I&D)
tornando esta diferenciação uma vantagem competitiva da empresa face à sua concorrência. A inovação e o aumento da competitividade estão, desta forma, diretamente associados aos objetivos estratégicos da empresa.
 
Atividades:
Atividade da InfoPortugal divide-se em 3 grandes áreas de atuação: a produção de conteúdos, a georreferenciação e o desenvolvimento de software. A InfoPortugal apresente estas áreas de negócio integradas em produtos e serviços transversais, cada uma das áreas possui um plano de negócios próprio. 1.Produção de conteúdos – nos últimos 5 anos a empresa alcançou um conjunto de objetivos estratégicos nos quais esta Base de Dados se mantem um ponto central, à qual se acrescentaram outras categorias de conteúdos, e se aplicou o conhecimento das equipas da InfoPortugal noutros serviços onde o mesmo era essencial. Destes desatacamos os seguintes: Serviço de Eletronic Programming Guide (EPG); Gestão da marca Boa Cama Boa Mesa; Atendimento Multilingua.
 
Ao nível da georreferenciação (2), que contempla a atualização da base de dados de eixos de via navegável, até à realização de Fotografia Aérea Digital, a InfoPortugal alargado o conjunto de serviços de disponibiliza, inovando os processos internos de realização dos serviços e integrando nas suas soluções mais valias diferenciadoras. São exemplo a este nível os seguintes resultados alcançados: Atualização da Base de Dados; Modelação 3D Por fim, e no respeitante à área de desenvolvimento de Software (3), a InfoPortugal capitalizou o conhecimento das equipas internas no desenvolvimento de soluções de georreferenciação e a sua aplicação na área do Turismo, para em 2012 iniciar a prestação serviços de desenvolvimento no mercado. Os resultados desta aposta não podiam ser mais animadores, pois em 2014 as receitas desta área já correspondia a 24% das receitas da empresa.
 
Resultados esperados/atingidos:
O projeto ACUGIS prevê construir uma solução de resposta a necessidades que já sentia no tratamento dos dados cartográficos, e aposta na redução de redundância de esforço para a produção de informação, na redução dos custos de atualização e na melhoria da qualidade da informação geográfica produzida. O produto resultante será inovador e suportado por tecnologias e conhecimentos científicos avançados.
 
Descrição do projeto, com eventual monitorização do nível de execução:
A produção de cartografia exige uma dinâmica cada vez maior, pela permanente necessidade de atualizar mapas, para as mais diversas atividades técnicas e para o planeamento e desenvolvimento do território. Apesar de todos os meios tecnológicos o trabalho de atualização é muito exigente e está muito longe de ser automatizado, continuando a exigir muito tempo de execução por operadores, que se traduz num elevado custo da sua produção, o que nos dias que correm se torna num constrangimento difícil devido aos parcos recursos económicos com que vivem as entidades públicas. Para além disso as formas de elaborar mapas continuam presas a formatos e conceitos da cartografia tradicional a que os técnicos se habituaram. Exige-se assim, repensar processos de produção e gestão da geo-informação, com o objetivo de agilizar a gestão e o acesso à informação.
 
Utilizando técnicas de deteção de diferenças temporais com recurso a métodos de análise de fontes de informação remota, será possível ainda minimizar os custos de atualização de informação geográfica através da deteção de alterações no território, focando assim a atualização da informação nos locais necessários e abandonar o método de produção integral de nova cartografia sempre que é necessária uma atualização.
 
Com este projeto pretende-se assim, apresentar uma solução que permita a deteção dos locais que mais alterações sofreram e que por isso requerem atenção imediata na atualização da respetiva cartografia. Assim, o sistema deverá conseguir sistematizar e otimizar este processo garantindo a qualidade da informação, minimizando ao máximo a ocorrência de erros..