Rota do Românico: novo grafismo, novo website

A Rota do Românico pretendia um website mais intuitivo e funcional, com a imagem renovada em coerência com o grafismo atual, que privilegiasse os monumentos e a oferta turística envolvente.

A InfoPortugal foi responsável pelo desenvolvimento do novo portal www.rotadoromanico.com. Este vem reforçar a consolidação da marca, que assume uma imagem forte e multicolor, em oposição ao cinzento e tons escuros que a caracterizavam anteriormente.

A marca, gerida pela VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa, pretende afirmar-se como um produto turístico-cultural capaz de posicionar o território dos vales do Sousa, Douro e Tâmega como um destino de referência do Românico.

O novo website da Rota Românico pretende implementar uma ferramenta de comunicação online eficaz, que promove o projeto e as inúmeras experiências passíveis de serem fruídas no seu território. Atualmente, este integra 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende. Desta forma, procura-se divulgar não só os elementos patrimoniais imóveis da Rota do Românico, mas igualmente a múltipla oferta turística (atividades, eventos, alojamento, restauração, produtos locais…) deste destino.

Este é um projeto muito completo, com informação exclusiva dos monumentos e centros de interpretação, englobando mosteiros, igrejas, memoriais, pontes, castelos e torres, edificados entre os séculos XI e XIV. Os monumentos e centros de interpretação são apresentados em lista, ordenados pela proximidade ao utilizador caso este dê permissão para rastrear a sua localização, ou em mapa, no qual são representados sob a forma de ilustração. As Experiências, dedicadas a outros pontos de interesse a visitar (A não perder, Onde comer, Onde dormir, Onde comprar, O que ver e fazer), recomendam ainda Programas Turísticos, organizados por dias de visita. A Galeria oferece uma variedade de materiais para consulta, sejam fotografias de alta qualidade, vídeos, mapas, guias, brochuras e outras publicações.  A secção “A Rota” apresenta informação institucional e o serviço educativo, com atividades educativas. E em “Atualidade” pode consultar eventos, notícias, clipping e a newsletter.

Novo website responsivo Rota do Romanico desenvolvido por InfoPortugal

Destaca-se a funcionalidade de Trip Planner, para Criar a minha Rota, que funciona como um sistema de favoritos. À medida que o utilizador navega no portal, pode adicionar aos seus favoritos monumentos, os pontos de interesse das Experiências e eventos, que estejam a decorrer ou eventos futuros. A partir da lista dos favoritos é possível calcular uma rota personalizada, no mapa interativo. Aqui, o utilizador pode ordenar os seus favoritos como pretender e adicionar diretamente a partir do mapa novos pontos a visitar. Ao selecionar uma origem, é criado o percurso de acordo com as preferências do utilizador, com a possibilidade de descarregar a sua rota em pdf ou formato kml.

www.RotadoRomanico.com é um portal escalável, responsivo, evolutivo, com backoffice para gestão e edição dinâmica de conteúdos, que é comum à gestão dos conteúdos da nova app. O backoffice permite ainda a criação e gestão de formulários e inquéritos. Desta forma, consegue-se uma centralização de todos os processos.

A adoção de práticas de SEO, com geração automática de URL amigáveis e campos específicos para os motores de busca, é uma das funcionalidades essenciais do backffice.

O respeito pelas normas de acessibilidade e a usabilidade, com foco nas necessidades do utilizador, foram duas grandes diretrizes para o desenvolvimento do novo website. Destaca-se a funcionalidade de vocalização dos conteúdos textuais para o efeito.

Saiba como tirar partido das funcionalidades do novo portal, através do vídeo demonstrativo do novo website da Rota do Românico e parta à aventura:

Conheça outros portais e apps de Turismo que desenvolvemos no nosso portfolio. Para saber mais sobre as nossas Soluções de Turismo entre em contacto connosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *