Estágio na área da Cartografia: Um testemunho na primeira pessoa

O estágio curricular efetuado na InfoPortugal, surge no âmbito da unidade curricular Estágio, do curso de Licenciatura de Ciências e Tecnologias do Ambiente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

O meu estágio fez parte da área de Cartografia onde inicialmente passei por um processo de aprendizagem onde me familiarizei melhor com as ferramentas microstation e ngXIS, que foram utilizadas para o desenvolvimento do projeto.

Todo o processo de edição cartográfica, no qual me encontro a trabalhar, é realizado directamente sobre a estrutura Microstation, tendo como suporte adicional o programa NgXIS, que permite, manipular a codificação/multicodificação das entidades gráficas.
A edição é uma operação que comporta a introdução, eliminação ou alteração de elementos gráficos do desenho com base nos alertas da completagem de campo, bem como todo o processo de controlo de qualidade de altimetria e planimetria por forma a respeitar as exigências do Caderno de Encargos e especificações técnicas impostas pela Direção Geral do Território (DGT), órgão que detém a responsabilidade da produção cartográfica em Portugal.

As etapas abordadas na edição cartográfica consistem, primeiramente numa correção topológica, no que diz respeito à relação espacial entre os objectos e verificação/correção de elementos duplicados.
Após esta primeira abordagem no ficheiro de modelo numérico topográfico (MNT), pode-se considerar topologicamente “limpo”.

Posteriormente dá-se inicio à edição propriamente dita do MNT, que consiste, na introdução da totalidade da informação recolhida na fase de completagem de campo, fecho de áreas, Desenho de eixos, introdução de vértices geodésicos e pontos fotogramétricos, tratamento gráfico, com vista á boa legibilidade cartográfica, Etc.

É ainda necessário efectuar correções ao nível dos elementos 3D, de acordo com o catálogo de objectos como curvas de nível, pontos cotados, hidrografia (rios, ribeiras, linhas de água, etc) e relevo (taludes, aterros, etc.)

Devo e quero ainda agradecer, por esta oportunidade que me foi dada e pela maneira como fui integrado. Um especial obrigado, a toda a equipa pelo o apoio, disponibilidade e bom ambiente que sempre tiveram comigo.
Um sincero Obrigado InfoPortugal!

 

Francisco Sousa

Comments
  • Emilio diz:

    J’ai téléchargé l’application Catas Militares et également acheté l’accès à 1:50000 mais aucune carte ne s’affiche sur mon Smartphone

    • InfoPortugal diz:

      Bonjour Emilio,
      Nous travaillons sur cette question mais pour le moment il est seulement possible de voir les cartes en territoire portugais.
      L’équipe InfoPortugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *