Estágio na área da Cartografia: Um testemunho na primeira pessoa

O estágio curricular efetuado na InfoPortugal, surge no âmbito da unidade curricular Estágio, do curso de Licenciatura de Ciências e Tecnologias do Ambiente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

O meu estágio fez parte da área de Cartografia onde inicialmente passei por um processo de aprendizagem onde me familiarizei melhor com as ferramentas microstation e ngXIS, que foram utilizadas para o desenvolvimento do projeto.

Todo o processo de edição cartográfica, no qual me encontro a trabalhar, é realizado directamente sobre a estrutura Microstation, tendo como suporte adicional o programa NgXIS, que permite, manipular a codificação/multicodificação das entidades gráficas.
A edição é uma operação que comporta a introdução, eliminação ou alteração de elementos gráficos do desenho com base nos alertas da completagem de campo, bem como todo o processo de controlo de qualidade de altimetria e planimetria por forma a respeitar as exigências do Caderno de Encargos e especificações técnicas impostas pela Direção Geral do Território (DGT), órgão que detém a responsabilidade da produção cartográfica em Portugal.

As etapas abordadas na edição cartográfica consistem, primeiramente numa correção topológica, no que diz respeito à relação espacial entre os objectos e verificação/correção de elementos duplicados.
Após esta primeira abordagem no ficheiro de modelo numérico topográfico (MNT), pode-se considerar topologicamente “limpo”.

Posteriormente dá-se inicio à edição propriamente dita do MNT, que consiste, na introdução da totalidade da informação recolhida na fase de completagem de campo, fecho de áreas, Desenho de eixos, introdução de vértices geodésicos e pontos fotogramétricos, tratamento gráfico, com vista á boa legibilidade cartográfica, Etc.

É ainda necessário efectuar correções ao nível dos elementos 3D, de acordo com o catálogo de objectos como curvas de nível, pontos cotados, hidrografia (rios, ribeiras, linhas de água, etc) e relevo (taludes, aterros, etc.)

Devo e quero ainda agradecer, por esta oportunidade que me foi dada e pela maneira como fui integrado. Um especial obrigado, a toda a equipa pelo o apoio, disponibilidade e bom ambiente que sempre tiveram comigo.
Um sincero Obrigado InfoPortugal!

 

Francisco Sousa

2 comentários
  1. Emilio
    Emilio says:

    J’ai téléchargé l’application Catas Militares et également acheté l’accès à 1:50000 mais aucune carte ne s’affiche sur mon Smartphone

    Responder
    • InfoPortugal
      InfoPortugal says:

      Bonjour Emilio,
      Nous travaillons sur cette question mais pour le moment il est seulement possible de voir les cartes en territoire portugais.
      L’équipe InfoPortugal

      Responder

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *