Estágio na área da Programação

No âmbito da unidade curricular Estágio, pertencente ao plano de estudos da Licenciatura em Ciência de Computadores à qual estou inscrito na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, surgiu a oportunidade de me juntar à InfoPortugal para contribuir para um projeto de desenvolvimento web.
Este projeto consistiu na criação de um WebSIG, isto é, uma plataforma online de informação geográfica que permite a um utilizador interagir com um mapa de forma a fazer pesquisa de localizações, desenhar e fazer medições.

Inicialmente passei por um processo de aprendizagem onde me familiarizei melhor com as ferramentas React e Redux, que foram utilizadas para o desenvolvimento do projeto, de forma a poder criar novas funcionalidades para o mesmo.
Estas ferramentas permitiram à equipa criar uma interface web eficiente e responsiva através da combinação de pequenos componentes. Os componentes foram uma grande vantagem que as ferramentas utilizadas ofereceram, visto que como são independentes uns dos outros e cada um deles é responsável por uma funcionalidade diferente possibilitaram reduzir cada uma das partes do projeto a estes mesmos e fazer uma melhor divisão de tarefas entre os elementos da equipa. Para além disso o mesmo componente pode ser reutilizado em várias partes do website o que ajudou a manter a consistência e facilitou o desenvolvimento e a manutenção do mesmo.
Durante o período em que estive envolvido no desenvolvimento do projeto fui responsável por criar componentes como formulários de login e registo, botões, listas de seleção e também preparar outros componentes para compatibilidade com dispositivos mobile.

A participação neste projeto permitiu-me ter o primeiro contacto com o mercado de trabalho e desenvolver conhecimentos sobre as tecnologias usadas.

 

Miguel Silva

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *