Case Study: Soluções de Turismo de apoio à visita do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre

Visite o Ecomuseu de Barroso e explore a região de Montalegre: planeie a visita na app e leve-a consigo, inspire-se na brochura turística e no mapa ilustrado em papel, quando chegar ao Ecomuseu viaje virtualmente pelo território das “Terras de Barroso” na mesa interativa, e tenha uma visita orientada com a ajuda do sistema de navegação indoor que complementa a interpretação das coleções expostas.

A InfoPortugal desenvolveu várias Soluções de Turismo para o Município de Montalegre e Boticas, com o objetivo de promover a região do Barroso, com foco no Ecomuseu.
Pretendeu-se, sobretudo, fornecer ferramentas de utilidade para os residentes e turistas, de forma a potenciar a experiência deste destino turístico, de relevante património histórico, cultural e natural. Para o efeito, este projeto combinou várias das nossas áreas – Geolocalização, Cartografia, Conteúdos Editoriais, Conteúdos Multimédia, Desenvolvimento de Software e Sistemas de Informação Geográfica – resultando nos seguintes produtos:

1. Mapa ilustrado em papel da região de Montalegre

O mapa desdobrável é enriquecido com ilustrações da fauna e flora, representações 3D dos principais pontos de interesse e modelo do relevo do terreno. Este mapa envolveu vários serviços da InfoPortugal:

• Cartografia: fornecimento da base cartográfica da região, com acessos e vias, hidrografia, a área classificada do Parque Nacional Peneda-Gerês, principais localidades e pontos de interesse;
• Criação do modelo de relevo do terreno, gerado através da nossa Fotografia Aérea;
Produção Multimédia: modelação 3D dos principais pontos de interesse;
Design e paginação do mapa, incluindo a Arte Final.

2. Brochura Turística do Ecomuseu de Barroso:

A Brochura Turística é uma produção gráfica da InfoPortugal, composta por 32 páginas, com dimensões 16x28cm, e feita à imagem da marca Ecomuseu de Barroso. Fomos responsáveis pelo Design e paginação da brochura, incluindo a Arte Final e pela produção do mapa de contexto da região.

 

3. Desenvolvimento de Aplicação para smartphone para a região do Ecomuseu de Barroso:

app ecomuseu barroso by infoportugal

Fomos responsáveis pelo Design e Desenvolvimento da App para iOS e Android, com integração de Realidade Aumentada, onde é possível obter um roteiro digital interativo que permite pesquisar, visualizar e localizar os pontos de interesse mais próximos. Esta app tem como principais funcionalidades a visualização e pesquisa no mapa, com cálculo de percursos, e disponibilização da lista dos Pontos de Interesse da região, com ficha detalhada de conteúdos em vários idiomas e galeria de fotografias.

 

4. Fornecimento de um Modelo Tridimensional do concelho de Montalegre, para mesa interativa:

Foram responsáveis pelo desenvolvimento da mesa interativa, bem como o design da interface. Este produto contemplou a produção de vários conteúdos Editoriais, Multimédia, Cartografia e de Fotografia Aérea:

• Desenvolvimento do Modelo Digital do Terreno (MDT) da área do projeto-tipo com sobreposição de ortofotomapas;
• Criação de 20 modelos 3D de edifícios com aplicação de fotos reais às fachadas;
• Reconstituição de uma rua em 3D;
3 visitas virtuais recorrendo a percursos predefinidos;
• Reconstituição de uma pequena manada de raça Barrosã;
• Disponibilização de pontos de interesse da região com etiquetas em 3D;
Visualização de 24 pontos de interesse com visitas interativas;
Licenciamento de Pontos de interesse georreferenciados da região.

 

5. Desenvolvimento de um sistema de navegação (GPS) interno do Ecomuseu de Barroso, para complementar a interpretação das coleções expostas:

Esta aplicação, desenvolvida para Tablet Android, disponibiliza conteúdos em Português, Inglês e Francês, que recolhemos e produzimos. Estes estão organizados em 4 níveis de informação sobre o Ecomuseu, divididos por cada um dos pólos, e por cada sala, com informação detalhada de cada peça em exposição.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *